Quando a Internet se tornou popular em meados da década de 1990, tornou possível a partilha de informação de formas nunca antes possíveis. Mas faltava ainda um aspecto pessoal na partilha de informação.

E então, no início dos anos 2000, os websites de redes sociais introduziram um sabor pessoal à partilha de informação em linha que foi abraçada pelas massas, provado pela existência do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e muitos mais. Reúne pessoas para conversar, partilhar ideias e interesses e fazer novos amigos – Basicamente, ajuda pessoas de diferentes regiões geográficas a colaborar. Uma vez que uma grande parte da população online utiliza as plataformas, esta tornou-se um meio significativo para promover negócios, campanhas de sensibilização, e marketing.

Dado as pessoas considerarem as redes sociais como um instrumento de comunicação pessoal, a importância de salvaguardar as suas informações armazenadas nestes websites  é muitas vezes tida como certa.

Com o passar do tempo, as pessoas estão a colocar cada vez mais informação sob diferentes formas nas redes sociais, o que pode levar a um acesso sem precedentes à informação das pessoas e das empresas. A quantidade de informação armazenada é muito aliciante para os adversários cujo objectivo é prejudicar alguém. Além disso, os meios de comunicação social tornaram-se um grande meio de publicidade para os marketeiros e, se não levarem suficientemente a sério as questões de segurança,  tornam-se vulneráveis a uma grande variedade de ameaças e põem em risco os seus dados confidenciais.

A utilização de um sistema online fraco, e sem garantias de proteção, reflete na imagem da marca. Dá a ideia que não se importam com o indivíduo, mas sim apenas pela sua informação e a suas vantagens para a empresa.

Dado esse facto, devem se focar em utilizar sistemas de redes sociais confiáveis, com um bom sistema de segurança, mas também em trabalhar internamente quaisquer websites que a marca tenha criado para a promoção e venda dos seus produtos/serviços, de forma a que ofereça um espaço seguro para o consumidor.