As empresas modernas encontram-se estabelecidas no mundo digital, que é extremamente competitivo. As lojas online revelam-se uma ferramenta muitíssimo valiosa que permite às empresas apresentarem lucros. No entanto, muitas das empresas que possuem loja online não obtêm os lucros que potencialmente poderiam ter. Saiba porquê!
O admirável mundo novo
O mundo digital permitiu-nos reconhecer que nos encontramos naquilo que já foi apelidado de aldeia global pois, por via da internet, facilmente se pode comunicar, criar ligação e fazer negócio com alguém que esteja noutro ponto do planeta, seja na China, no Brasil ou na Austrália.
O mundo das empresas deixou de ser só nos espaços físicos e já são muitas as empresas que conjugam lojas físicas com lojas virtuais. A pandemia tornou ainda mais expressivo o número de negócios e-commerce, pois são cada vez mais os negócios que fazem vendas exclusivas online, sem uma loja física. É um admirável mundo novo.
O que é uma loja online? Para que serve?
Uma loja online é uma ferramenta que é usada para aproveitar o facto de que, actualmente, todas as pessoas se encontram frequentemente na internet. Seja nos computadores ou nos portáteis, seja nos telemóveis ou nos tablets, todos estão a navegar na web, na internet. Por isso, as lojas online pretendem aproveitar esse mar de gente, fazendo-as navegar até si.
A verdade é que são cada vez mais as pessoas a realizarem compras em lojas online. O mercado global é imenso, tornando-se natural que a aposta nas lojas online revele um crescimento constante, existindo cada vez mais digital buyers, compradores em lojas virtuais. Por isso, uma loja online pode ajudar a tornar um negócio substancialmente mais rentável.
Características da loja online
A presença da loja online no site da empresa torna-se um trunfo precioso, pois concede no imediato os produtos de que os clientes necessitam ou pretendem. Assim, a loja virtual não fornece apenas toda a informação sobre os artigos, mas também os torna disponíveis.
Um cliente pode comprar o que deseja, apenas entrando no site ou tendo a aplicação da loja. O procedimento costuma ser comum. Depois de escolher o que se deseja comprar; insere-se no carrinho de compras online todos os produtos; e, posteriormente, faz-se o essencial, pagar.
Tudo feito num processo rápido e natural que é concluído no momento da entrega dos produtos, que pode ser feita numa loja de espaço físico ou diretamente na casa do comprador.
Dicas para aumentar as vendas online
Existem diversas estratégias que permitem aumentar as vendas online de uma loja virtual. Conheça algumas delas:
A oferta de envios gratuitos é uma estratégia eficaz que ajuda a aumentar o número de vendas. Nenhum cliente pretende pagar mais por um produto que pode comprar numa ida a um centro comercial.
As idas aos centros comerciais são frequentes. Por isso, na cabeça do consumidor, fazer uma compra online onde se tenham que pagar os envios não se revela um bom investimento. A oferta de envios expresso torna o produto ainda mais apetecível.
O chat revela-se uma preciosa ferramenta, pois com o contacto direto e próximo com o cliente consegue-se fomentar confiança.
Um elemento crucial que surge para um esclarecimento imediato de dúvidas e que, assim, facilita o processo de compra. Por isso, esta estratégia ajuda a aumentar o número de vendas!
Os programas de fidelização são outra estratégia comum que visa recompensar a lealdade demonstrada por alguns clientes, fomentando assim a sua fidelização.
Para aumentar as vendas, deve-se suscitar o impulso pela compra com elementos
como “escassez” e “urgência”.
Seja no site, seja em toda a comunicação digital, a publicidade deve fazer suscitar a ideia de que o cliente deve ter urgência em comprar determinado produto, pois há escassez dele. Assim, há uma maior tentação para aproveitar uma promoção especial ou de última hora.
Na página dos produtos, deve informar acerca do número reduzido de unidades que se encontram disponíveis.
A recomendação de produtos complementares ajuda a estimular mais desejos, fomentando um aumento do número de compras.
Sugerir um antivírus com desconto a pessoas que estejam prestes a comprar um computador, revela-se uma estratégia acertada. Sugerir a compra de um comando com desconto, no momento em que um cliente esteja a comprar uma Playstation 5, revela-se outra sugestão feliz. Podem fazer-se inúmeras sugestões deste género.
Um sistema de pontos revela-se uma estratégia tão comum, quanto eficaz. Esta estratégia visa beneficiar os clientes com diversas vantagens. Uma simples compra representa a venda de um bom produto, mas também significa a conquista de pontos que podem ser conjugados com pontos de outras compras feitas ao longo do tempo (ou no próprio dia).
Ora, estes pontos permitem o acesso a alguns prémios especiais, nomeadamente: descontos especiais, envios gratuitos, livros, e-books, entre outros.

Parceiro com know-how
O caminho para o sucesso é cheio de obstáculos. Por isso, deve socorrer-se do apoio de um parceiro que tenha acompanhado empresas que tenham superado os mesmos desafios, pois isso permite orientar melhor o percurso e evitar erros comuns.
Um parceiro como a Digih, que é uma empresa com know-how na área do marketing digital, pode servir de guia, norteando o melhor percurso.
Assim, não adie! Não deixe para amanhã o sucesso, o lucro e a prosperidade da sua empresa. Assegure já hoje o que deseja. Marque uma reunião, aqui.