As startups revolucionaram o mundo do empreendedorismo. O surgimento das startups proporcionou novas oportunidades de negócio em diversas áreas, mas implicou o surgimento de diversos nomes que dificilmente ficam na memória. O mundo das empresas tem sido recheado de nomenclaturas específicas. O termo tech está diretamente ligado a diversas áreas de negócio (Fintech, Insurtech, HRtech, Funtech), convém dominar o significado desses nomes para compreender a pertinência destas empresas. Quer saber o que esses nomes significam?
EdTech, FemTech, PropTech… Perceba quais os segmentos das startups tech.

A nomenclatura “tech”
Os nomes das áreas de negócio destas startups encontram-se ligadas à área de negócio no qual estão inseridas. No entanto, os nomes são frequentemente criticados por alguns profissionais devido ao excesso de estrangeirismo ou por causa por forçado aportuguesamento das palavras. Trabalhar nesta área e estar inserido neste meio empresarial das startups, implica a necessidade de procurar o conhecimento sobre a nomenclatura tech que é frequentemente usada. São várias as startups que têm no nome o sufixo “tech”. Existem startups de diferentes áreas, mas o sufixo “tech” apenas é usado para denominar startups de tecnologia. As startups tech estão a inundar o mercado com nomes que muitos desconhecem o significado: Fintech, Insurtech, Energytech, entre outras. A palavra que se junta ao sufixo “tech” permite identificar uma área distinta, é relativa a um segmento específico.
EdTech, FemTech, PropTech… Perceba quais os segmentos das startups tech. No mundo contemporâneo existem inúmeros modelos de negócios que têm um papel central para a tecnologia, aplicando-a de várias formas em diferentes segmentos.
Conheça 25 segmentos “tech”… e ainda há mais!
As startups que estão inseridas no segmento de energia (geração de energia ou controlo da mesma) são chamadas de Energytech. Independentemente de trabalharem ou não trabalharem com energia renovável, estas startups têm esse nome. Há diversas startups que surgem para ajudar na implantação da sustentabilidade de outras empresas.
Fintech é o segmento das startups de tecnologia que solucionam problemas financeiros. Há vários exemplos de sucesso de empresas deste segmento.
As startups HealthTech são empresas que ajudam no setor da Saúde. O termo health em inglês significa saúde. Estas empresas HealthTech oferecem soluções tecnológicas na área da saúde.
As startups que auxiliam corretores, imobiliárias e pessoas que procuram imóveis (seja para vender, comprar ou alugar) são chamadas Imobitech ou Imobtech. Estas startups centradas no setor imobiliário, que criam produtos e serviços que visam desburocratizar e facilitar o processo de compra são também conhecidas como Proptech (de property, propriedades).
As startups Edutech (ou Edtech) têm origem no conceito do inglês Educational Technology, estas startups criam sistemas, aplicativos mobile ou soluções para o segmento educacional.
As startups Construtech encontram-se no segmento da construção. Estas startups criam sistemas que auxiliam em tudo que é referente à construção, prestando um apoio a engenheiros ou empreiteiros de obras e outros profissionais da área.
As startups Foodtech estão ligadas ao ramo de alimentação e da comida.
O termo inglês Insurance (seguro) é ligado ao termo Technology. Estas startups estão ligados a esta área de negócios, as startups Insurtech criam sistemas para operadoras, agências e corretoras de seguros. Estas startups estão ligadas na resolução de problemas dos consumidores finais, pessoas que contratam planos de seguro (seja seguro automóvel, seguro de vida, ou outro).
Estas startups encontram-se ligadas a departamentos internos. As Govtech propõem resolução de problemas que são de ordem governamental, visam melhorar a vida dos cidadãos.
Estas startups (também chamadas de Agtechs) estão voltadas para o Agronegócio. O foco destas startups estão ligadas a softwares de gestão agrícola e agricultura de precisão, também serviços de consultoria, educação, segurança alimentar, robótica e produtos agropecuários.
Estas startups estão voltadas à Regulamentação e Compliance.
Estas startups estão voltadas para o enorme mercado dos animais de estimação, é o segmento PET.
Estas startups criam soluções para o segmento do desporto. Nesta áreas estão incluídas academias, clubes, desportistas e amantes do desporto.
Estas startups visam solucionar questões jurídicas para advogados.
O termo inglês Human Resources (recursos humanos) está na origem deste nome. Estas startups são também denominadas RHtechs, elas visam simplificar a vida dos profissionais de recursos humanos.
São startups de tecnologia do setor de marketing digital, embora estas também sejam conhecidas como Adtech.
São startups de tecnologia do setor ambiental, as chamadas “startups verdes”, embora também sejam conhecidas como Greentech. Estas estão também focadas na sustentabilidade, preservação de recursos naturais, entre outras vertentes.
São startups de tecnologia que visam simplificar a vida dos profissionais do setor de nanotecnologia;
São startups de tecnologia que visam simplificar a vida das pessoas noo setor de entretenimento.
São startups de tecnologia que visam simplificar a vida dos profissionais do setor de moda.
São startups de tecnologia voltadas para o setor de biotecnologia.
São startups de tecnologia voltadas para o setor industrial.
Ambos os termos são alternativas para designar empresas que desenvolvem produtos ou soluções tecnológicas para o mercado jurídico.
Estas startups de tecnologia estão focadas na saúde da mulher. As femtechs conseguem aliar tecnologia e saúde para o público feminino, desenvolvem produtos ou soluções tecnológicas para este mercado.
Estas startups de tecnologia estão centradas no setor industrial.
O mundo empresarial vê surgirem novas startups regularmente.
Há novos nichos de mercado que são explorados, por isso, as startup “tech” não se esgotam nestes 25 exemplos. Facilmente se constata que há uma maior diversidade, vão sendo segmentadas cada vez mais. O espírito empreendedor e visionário de alguns indivíduos faz com que surjam sempre novas ideias. Estas “techs” que surgem visam sempre resolver determinados problemas e facilitar a vida das pessoas e de profissionais de diferentes setores.
Parceria
Estas startups podem necessitar de um parceiro para facilitar o seu percurso. Uma startup inicia sempre um caminho que será longo e exigente, existindo vários desafios que necessitam de ser superados.
Encontrar um parceiro experiente na área do marketing digital revela-se uma decisão sensata. Ter como parceiro uma empresa como a Digih, que tem um elevado know-how nessa matéria, assegura-se o sucesso.
Qualquer empresa pode ser mais poderosa contando com um parceiro que conhece bem este universo digital.