Email marketing, sabe o que é?

Deixe que a comunicação da sua empresa chegue ao público certo, na hora certa, com a mensagem certa.
Email Marketing: Uma das mais importantes ferramentas de Marketing Digital

Aplicando uma correta estratégia de email marketing permitirá que a comunicação da sua empresa chegue ao público certo, na hora certa, com a mensagem certa.

Em 1971 quando o programador Ray Tomlinson inventou o email, o seu desejo foi criar uma forma simples de deixar mensagens para outras pessoas, de um computador para outro, mas que não dependesse da presença própria no momento, como acontecia com o telefone.

Assim surge o correio eletrônico, da vontade de comunicar com o outro de uma forma direta e conveniente. Mais tarde com a chegada da internet o email tornar-se-á numa das maiores ferramentas de comunicação com mais de 4 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

No que consiste o Email Marketing?

Email marketing é uma das mais utilizadas técnicas de marketing digital, com base numa eficaz comunicação entre as empresas e o seu público alvo, cuja abordagem estratégica permite gerar campanhas otimizadas e de maior alcance.

A HubSpot Research determinou que o email marketing é a terceira ferramenta de marketing mais usada pelas empresas, aliada ao fator de que 95% dos consumidores verificam diariamente o seu o email,torna-o sem dúvida num recurso de grande valor para qualquer empresa.

Os principais objetivos do email marketing

Fortalecer a comunicação com o cliente
Estabelecer uma correspondência através de email, com conteúdo personalizado e relevante as necessidades de cada contacto, permite criar e preservar uma ligação entre a empresa e o cliente, possibilitando uma maior fidelização e notoriedade da marca.

Maior notoriedade da marca
Uma marca mantém-se top of mind pela posição especialista que detém num determinado tema ou área de negócio. Naturalmente um contacto regular e com relevância aumenta a notoriedade e relembra os consumidores dos serviços ou produtosdisponibilizados pela empresa.

Cativar novos clientes
Sendo um dos preferenciais meios de comunicação, o email apresenta-se como um excelente veículo de cativação e prospeção de novos clientes, conseguindo obter um alcance de milhares de contactos e possíveis leads.

Oportunidade de vendas
Mais que um canal de comunicação o email também possibilitavendas, através de campanhas e promoções exclusivas ou relembrando o carrinho de compras que fora abandonado, cativado o consumidor e aumentando o número de vendas.

Fidelização de clientes
Um dos principais objetivos do email marketing é a fidelização de clientes, é estabelecer uma ligação com o público, compreendendo quais os desejos e necessidades e qual a melhor forma de as solucionar. Ao fidelizar clientes obtém-se campanhas com maior alcance e retenção e possibilitam futuros embaixadores da marca.

Quais as campanhas de e-mail marketing mais comuns?

Existem várias campanhas de email marketing, mas antes de avançar é importante identificar qual delas se adequam a marca e aos seus consumidores, uma estratégia bem definida é determinante para alcançar bons resultados.

Quais as principais vantagens do email marketing?

Mantendo-se com uma das mais valiosas ferramentas de marketing digital, o email perpetua uma relação de confiança e notoriedade entre as empresas e os seus clientes e fornece a milhares de marketeers uma valiosa fonte de informação sobre o comportamento dos consumidores, possibilitando novas campanhas publicitarias mais otimizadas.

Boas práticas a ter no email marketing!
  • Criar a própria base de contatos é fundamentar para aumentar o alcance e a recetividade das mensagens. Através de landing pages, redes sociais, passatempos ou do website é possível angariar registos optin.
  • A compra da lista de endereços de email é uma prática proibida por lei, que prejudica a notoriedade da empresa.
  • A frequência das campanhas deve estar ajustada às capacidades da empresa e a relevância do conteúdo.
  • Uma harmonia de cores, de imagens, textos e links permite uma leitura interativa e cativante do email.
  • Incorporar de forma estratégicas, chamativas e diretas CTA (Call to Actions).
  • Um assunto curto, mas impactante desperta curiosidade à abertura do email.
  • A opção optout permite o cancelamento da subscrição, mas vinculado um formulário esclarecerá os motivos da desistência.
  • Personalização e segmentação obtêm mais atenção dos leads.
  • Estabelecer estratégias, analisar métricas e otimizar campanhas.

Se pretende conhecer mais sobre este canal de comunicação e como poderá impactar o alcance da sua empresa e a relação com os seus clientes, marque uma reunião e receba a perspicaz orientação de uma equipa de profissionais experientes e especialistas na área do marketing digital.

Conte com a Digih na elaboração da estratégia de marketing e comunicação para sua empresa e estabeleça uma pareceria rumo ao sucesso.

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