O termo “e-commerce”, ou “comércio eletrónico” refere-se a todas as atividades que envolvem a compra ou venda de bens e serviços online. Simplesmente, tem o mesmo conceito que as lojas físicas, sendo que todas as transações e interações acontecem através da Internet. Pode-se adquirir vários produtos, desde roupas ou equipamento desportivo a soluções de software e outros serviços.

O comércio eletrónico assegura que os clientes podem encontrar tudo o que é necessário num só lugar, sem necessidade de se levantarem do sofá

O e-commerce permite aos clientes escolher um produto ou serviço que desejem, de qualquer fornecedor, em qualquer parte do mundo. Tem uma escolha muito mais vasta do que nas lojas físicas. E a liberdade de navegar nos catálogos digitais sem qualquer stress ou pressão é igualmente um benefício enorme neste tipo de mercado. Também pode obter uma grande variedade de produtos, uma vez que não há limitação de espaço com o e-commerce.

Em termos de benefícios para as empresas em si, a poupança financeira é definitivamente uma das maiores partes a ser discutida.

A formação de uma loja física é um processo caro. Envolve várias etapas, todas elas processos que demoram bastante tempo a organizar e formar. Muitas vezes, os custos são tão elevados que simplesmente não compensa o dinheiro que investiu. As lojas e-commerce não precisam deste tipo de atenção. Necessita de significativamente menos investimento, o que faz das vendas online uma grande oportunidade também para indivíduos e vendedores de pequena escala. Se está apenas a começar com o comércio electrónico, pode utilizar soluções alojadas, tais como Hubspot, Shopify e Etsy para criar um website de comércio electrónico. Todas as funções já existem, basta-lhe personalizar a informação. É uma opção muito mais barata.

Apesar de necessitar menos tempo e dinheiro, é uma ferramenta bem construída para demonstrar os seus produtos e as suas melhores qualidades. Por exemplo, através de e-mail marketing, vídeos de websites, imagens, infografias, Google Adwords ou meios de comunicação social – quer através de publicações orgânicas gratuitas, quer através de publicidade paga. Além disso, o branding é mais acessível com o e-commerce.

Além destes fatores, o e-commerce é perfeito para a obtenção de dados do consumidor. Durante a compra ou subscrição de materiais promocionais, os clientes fornecem o seu nome, números de telefone, endereços de correio electrónico, dados demográficos e muito mais.  Esta informação acumulada pode ajudar no direcionamento da publicidade para atrair clientes que ainda não compraram, ou para enviar e-mails a potenciais clientes que saíram da sua loja antes da compra.

Então, se for possível para a sua empresa tirar o próximo passo da sua jornada, porque não tentar e-commerce?