O universo do marketing é muito vasto. Existem inúmeras áreas em que uma empresa pode apostar para conseguir obter sucesso, crescimento, maiores lucros, entre outras metas importantes.
O marketing digital é uma vertente bastante complexa, que pode criar um impacto tremendo. Os conhecimentos nesta área são frequentemente atualizados. Existe uma necessidade de inovação constante.
O Growth Hacking é um conceito inovador que está na origem de importantes transformações em empresas, pequenas, médias ou grandes. Existem alguns casos de sucesso que ajudam a explicar o crescimento proporcionado pelo Growth Hacking, tais como: Uber, AirBnb e Omgyno.
De que estamos a falar quando falamos em Growth Hacking? O Growth Hacking pode revelar-se uma metodologia preciosa. Esta nova metodologia do marketing pode ser “tudo” o que se precisa para alcançar o sucesso.
Com o recurso a ferramentas e a estratégias, o GrowthHacking consegue alcançar resultados rápidos e implica gastos mínimos. Assim, conseguem-se bons resultados sem grande investimento.
O nome Growth Hacking
Este é um conceito que está na moda, usado regularmente por empreendedores e marketeers de todo o mundo. O conceito Growth Hacking deve-se à junção de “growth” (significa crescimento) e “hacking” (expressão que numa tradução livre significa encontrar brechas/falhas).
Desta forma, na prática, o conceito Growth Hacking visa encontrar brechas, de modo a conseguir crescer. É uma metodologia que prescinde do modo convencional de procurar o crescimento e opta por uma estratégia diferente.
O Growth Hacking consiste numa metodologia fora da caixa. Procura uma solução criativa que tem por base determinadas experiências. Esta metodologia recorre a um conjunto de técnicas de marketing e gestão para crescer bastante, de um modo rápido e sustentável. O Growth Hacking é apoiado por experiências e dados e recorre a uma mentalidade original para fazer a diferença.
Fá-lo com uma forma de pensar diferente e recorre a habilidades técnicas e muita criatividade, para alcançar o sucesso. A metodologia Growth Hacking recorre a várias pequenas técnicas (as chamadas hacks) que promovem crescimentos isolados. No entanto, no seu conjunto, gera um crescimento forte e bastante sustentado.
O conjunto de táticas e processos da metodologia GrowthHacking apresenta vantagens.
Startups
As startups necessitam de um boost para conseguirem passar a outros patamares. O Growth Hacking é frequentemente associado à aceleração de startups, pois fomenta nelas um crescimento acelerado e pouco dispendioso.
As startups já se encontram com esta mentalidade de GrowthHacking. Por isso, facilmente se adaptam a uma forma inovadora de olhar para os negócios. É comum as startups já terem de raiz um departamento de crescimento implementado, apresentando-se com uma equipa multidisciplinar.
Nos elementos desta equipa, encontram-se profissionais de marketing, profissionais de vendas, profissionais de pós-vendas e de sistemas de informação.
Grandes empresas
O Growth Hacking não é exclusivo para start-ups. Também faz sentido nas grandes empresas. Mesmo as grandes empresas necessitam de crescer e se podem fazê-lo com o Growth Hacking num custo baixo, então existe todo o interesse em adotar esta metodologia.
No entanto, neste caso, as empresas necessitam de se adaptar a uma realidade distinta. As grandes empresas foram estruturadas ao longo do tempo seguindo os métodos do marketing convencional.
História
Foi com o Hotmail que terá surgido o caso mais antigo de Growth Hacking. Antes do conceito ser desenvolvido, este foi um caso de sucesso que recorreu à implementação de técnicas desta metodologia.
O crescimento do Hotmail foi exponencial e surgiu com recurso a uma estratégia inovadora. A empresa Hotmail inovou ao convidar os utilizadores a criarem gratuitamente um email, sendo apenas necessário convidar um amigo.
O método de angariação de utilizadores revelou-se um sucesso. Muitas empresas (Dropbox, Twitter, LinkedIn, Airbnb ou Instagram) aplicaram o mesmo procedimento. No entanto, o conceito Growth Hacking foi usado pela primeira vez por Sean Ellis, em 2010.
Embora a prática não tenha sido propriamente nova, ele desenvolveu o seu trabalho em empresas que, neste momento,se encontram avaliadas em biliões de dólares (tais como: Dropbox, Eventbrite, LogMeIn e Lookout).
Growth Hacker
O profissional responsável pela estratégia de Growth Hackingé o Growth Hacker. Ele tem como objetivo criar uma ligação entre o mercado e o negócio que oferece. Ele deve “hackear o conhecimento”.
Trata-se de um profissional com vários conhecimentos de informática que procura ser bastante útil. Ele primeiro deve estudar como os clientes usam um produto/serviço. Depois,deve testar continuamente cada ponto do seu trabalho e analisar para aperfeiçoar, de forma a receber novos leads.
Ele usa certas técnicas para fomentar o disparo do crescimento da empresa e fá-lo de modo escalável e sustentável. O seu propósito é assegurar o crescimento da empresa: fazer com que a faturação aumente, sem que os recursos aumentem na mesma proporção.
Existem três habilidades que o Growth Hacker necessita: conjugar, ler métricas, ter criatividade e curiosidade. Depois, os seus conhecimentos das estratégias de marketing, engenharia e tecnologias da informação fazem o resto. Ele percebe que cada empresa e cada organização necessita de um plano próprio, com as suas especificidades.
Uber
Existem alguns casos de sucesso em empresas de diferentes dimensões. A Uber é um dos bons exemplos de uma empresa que fez uma aplicação da metodologia Growth Hacking.
A Uber identificou uma demanda de mercado e percebeu que podia beneficiar com isso. Ao criar uma solução escalável,conseguiu fazer a diferença.
A Uber alterou completamente o comportamento do mercado em pouco tempo e com um investimento reduzido. O impacto foi profundo. Milhões de utilizadores reduziram drasticamente o uso de táxi e de carros. Muitos deles pararam de todo com esse serviço.
A Uber fez com que a maioria dessas pessoas adotasse a nova plataforma, a qual assegurava um transporte eficiente, com menores custos.
AirBnb
A Airbnb recorreu à criatividade e usou um concorrente, a Craigslist. A ideia ousada de colocar anúncios na Craiglist é notável. A Airbnb pretendia questionar os respetivos visitantes da página. Queria saber se estes não desejavam também fazer anúncios na Airbnb.
Esta estratégia ousada, que até se encontra num limite ético discutível, criou impacto. O que a empresa fez não tinha nada de ilegal. A legislação da época não impedia esse procedimento, por isso não foi considerado um ato ilegal.
Os elementos da Airbnb enviaram um email para todas as pessoas que anunciavam um imóvel no concorrente, no Craigslist. Desta forma, enviaram um email a oferecer um serviço, algo do género: “Estou a enviar o seguinte email porque vi que foi colocado por ti um anúncio de um imóvel no Craigslist na cidade X, por isso quero deixar a sugestão que coloques o mesmo imóvel na Airbnb. Terá destaque num dos maiores marketplaces de imóveis da internet!”.
Parece spam, mas era simples, genial e funcionava. O site é agora uma plataforma mundialmente famosa.
omgyno
Doreen Toutikian é fundadora e CEO da Omgyno. A sua formação académica (Köln International School of Design, entre 2007 – 2010, Glasgow School of Art, entre 2008 – 2009, em Product & Service Design) e a sua experiência profissional fizeram com que estivesse particularmente atenta ao mercado.
Numa análise aprofundada, constatou-se que havia uma falha. Não havia uma empresa como a Omgyno. Por isso, criou-a. Esta é uma plataforma liderada por mulheres. A Omgyno foi a solução criada quando não havia nada igual.
Esta é uma empresa exclusivamente pensada para pessoas do sexo feminino. A Omgyno é uma plataforma que presta um importante auxílio a meninas, a jovens e a mulheres de todas as idades que necessitam de se compreender melhor, enquanto ser do género feminino.
A empresa no seu site explica o seu propósito e lança o repto ao seu público-alvo: “Assume o controlo do teu corpo e pratica o auto-cuidado com privacidade”. A Omgyno impede que as mulheres fiquem presas a tabus. Esta plataforma contribui para que todas as mulheres tenham um desenvolvimento mais esclarecido.
Não havia nada como a Omgyno, por isso esta empresa revela-se extremamente valiosa para qualquer pessoa do género feminino!
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