Actualmente, todos somos consumidores, pois vivemos num mundo em que o consumismo é parte integrante da vida. Os desejos de compra de uns podem ser bem mais exagerados do que os de outros, mas todos somos consumidores.
Todas as marcas o reconhecem, por isso apostam no marketing para vingar num mundo extremamente competitivo. As marcas têm de conseguir o destaque necessário para superar a concorrência, por isso investem numa identidade digital que revele a sua autenticidade.
O Branding e o Rebranding de uma empresa reforçam a sua respectiva Identidade Digital, sendo parte de uma estratégia ambiciosa que visa um desenvolvimento contínuo, perspectivando o sucesso a longo prazo.
De que estamos a falar, quando falamos em branding?
O branding consiste numa actividade que muitas empresas praticam e que permite criar ou gerir o valor da empresa. O branding é como a narração de uma história. Se o termo branding é difícil de ser traduzido, “gestão de marcas” é uma tradução livre possível.
O termo branding vem de marca (brand), sendo que visa tornar uma marca verdadeiramente marcante. O branding permite criar e/ou gerir a identidade da marca, comunicando com o consumidor em diferentes plataformas.
O branding promove empatia, criando um contacto afetivo com o consumidor, proporcionando uma série de experiências, suscitando sentimentos e gerando boas expectativas. O branding permite a humanização da marca, tornando-a mais amada pelos consumidores.
A relação do consumidor com a marca revela-se mais profunda e emotiva, quando é realizada uma estratégia eficaz de branding.
E rebranding?
O rebranding está focado na renovação da imagem de uma determinada empresa, assumindo assim um papel revitalizador. As medidas tomadas podem ser ligeiras ou radicais, mas visam dar uma identidade à marca.
Embora seja comum haver receio por parte da marca em investir em mudanças, isso pode revelar-se uma necessidade. A estagnação pode ter consequências mais danosas do que arriscar em fazer mudanças. O rebranding é a renovação da imagem e permite às empresas evoluir e reestruturar os seus valores, de modo a que as empresas sobrevivam num mercado altamente competitivo e aspirem a atingir os seus mais elevados objetivos.
O termo rebranding é usado no sentido de promover novas identidades visuais às marcas, empresas ou produtos, mas pode também ser aplicado à criação de uma abordagem global distinta da marca. Uma mudança radical na filosofia e no marketing.
Assim, se uma marca alterar a sua filosofia, pode optar por fazê-lo em simultâneo com a adopção de uma nova identidade visual, partilhando com o público/consumidor a sua transformação.
Sendo verdade que as estratégias de branding podem gerar resultados positivos, com um impacto elevado, nomeadamente para a representação e sobrevivência da empresa num universo tão competitivo, não é menos verdadeiro que há riscos.
Embora o rebranding possa ser uma necessidade decorrente de uma aquisição, de uma união ou até de uma separação de empresas, isso não garante que seja um caminho fácil. Pelas características da estratégia de rebranding, há riscos, sendo relativamente elevado o número de casos de insucesso, por isso, não se deve mudar só para se desenvolver uma estratégia lucrativa e de sucesso, pois esses fins não são garantidos.
Para que a mudança seja credível, a transformação tem de ser geral. Uma mudança de identidade deve ser acompanhada de uma mudança visual, mas também da forma de comunicar, com uma nova linguagem, revelando novas atitudes, novos hábitos e uma nova filosofia.
O branding é similar à criação de uma história. O desenvolvimento da sociedade é tido em consideração, pois também as empresas devem evitar estagnar e, sim, procurarem a evolução. O branding promove uma maior ligação entre o consumidor e a marca. O branding estabelece ligações emocionais, mantendo o consumidor atento, interessado e apaixonado. Os consumidores são estimulados a nível emotivo, desejando pertencer à história associada à marca.
O rebranding permite a reconstrução de identidades importantes da marca, sendo uma aposta que só deve ser realizada quando existem verdadeiras razões para o fazer ou a necessidade de o fazer, de apostar numa nova identidade.
Sendo este um percurso cheio de desafios, convém encontrar um parceiro que esteja habituado a percorrer este caminho, pois isso irá ajudar a trilhar o percurso de forma a facilitar o trajeto até ao desejado sucesso.
A Digih é uma empresa que pode ser esse parceiro, pois tem um elevado know-how na área do marketing digital, ajudando as empresas a alcançarem o sucesso nas suas estratégias de marketing.