Tem a sua loja online devidamente preparada para a Black Friday?
A Black Friday é um evento que se tornou numa forma incrível de alavancar as vendas em diversos negócios. Saiba como ter a sua loja online bem preparada para este evento.
Entre as datas mais importantes para o mundo dos negócios está a Black Friday. Esta data é tão especial que tem conseguido melhorar os números de vendas das empresas, ano após ano.
Ora, tendo em conta o impacto profundo que uma Black Friday pode ter nas vendas de uma empresa, a maior parte das empresas de sucesso faz a sua devida preparação com antecedência.
Assim, uma empresa deve proporcionar a todos os que visitam a sua loja online uma excelente experiência, seja ao consumidor comum, seja a novos clientes. Preparar a loja online para a Black Friday permite a uma empresa assegurar as condições certas para obter resultados excepcionais.

Black Friday
A 26 de novembro ocorre a Black Friday. Embora ainda faltem alguns dias, a preparação da loja online deve ser feita com antecedência. Assim, deve pensar, planificar e desenvolver estratégias o mais brevemente possível.
De acordo com a SIBS Analytics, as compras online em Portugal em 2020 apresentaram um aumento de 10% no dia da Black Friday, se se tiverem em conta os números de 2019.
Dispersão Black
O sucesso da Black Friday (Sexta Feira Negra) é enorme, mas centra num só dia um volume excepcionalmente elevado de tráfego. Existem outras versões que são inspiradas no sucesso da Black Friday, como o Black Month (Mês Negro) e a Black Week.
Ora, estas estratégias que as marcas usam permitem dispersar o elevado número de pessoas interessadas em boas promoções, espalhando-as por mais dias. Evitando os grandes picos de tráfego da Black Friday, evita-se também o surgimento de constrangimentos na loja online. Assim, asseguram-se as vendas para todos os interessados.
Como usar a Black Friday para potenciar as vendas na loja online?
Defina o plano comercial
É crucial conseguir definir bem os objetivos de vendas. Revela-se igualmente importante estabelecer outros objetivos. Mas como se consegue potenciar as vendas na loja online na Black Friday?
Além do desconto nos produtos, há outras formas de valorizar uma visita à loja online, como a oferta de portes, vouchers para futuras compras ou outras soluções do género. Nesta data, a gestão dos stocks é essencial. Procura-se ter um número elevado de vendas, por isso não pode (ou não deve) originar ruturas de stock, nomeadamente se, além da loja online, tiver loja física.
Assim, convém destinar um stock à loja online e outro à loja física. No entanto, se a loja online usar o stock de lojas físicas, convém fazer uma integração de sistemas muito “sólida”, de forma a assegurar em tempo real as indispensáveis actualizações de stocks.
Prepare a loja online
Assegure-se que os servidores estão preparados para lidar com um pico de tráfego. Serão imensas as pessoas a acederem em simultâneo à sua loja, causando maiores constrangimentos no site, na loja, por vezes numa mesma página.
Havendo problemas na loja online, nesta data, haverá uma onda de reclamações e diversos negócios que ficaram por fazer.

Estratégias a usar
Os produtos de qualidade são os mais populares. Incluí-los na lista de produtos com descontos gera uma onda de interesse.
Por isso, é uma excelente estratégia para atrair e aumentar o tráfego qualificado que procura produtos de alto potencial. O Google Trends é uma ferramenta que permite acompanhar as tendências do e-commerce.
A procura será frenética. Convém reforçar o stock para conseguir dar resposta à procura do público e, assim, conseguir ter uma Black Friday histórica.
Escolha produtos com maior potencial de venda e priorize os produtos estratégicos da sua loja. Prepare o stock de produtos, de acordo com o potencial de cada artigo.
A rutura de stock revela-se uma falha grave que, além de prejudicar a reputação da marca, permite concluir que não teve todo o sucesso que poderia ter tido.
O preço é a chave de sucesso da Black Friday, sendo o factor de maior importância.
Na Black Friday, é fundamental ter ofertas competitivas que façam com que a sua loja online se destaque da concorrência e assegure um volume de vendas expressivo.
Ofereça envios gratuitos acima de determinado valor para conseguir aumentar o número de vendas. Para estimular que sejam realizadas mais compras, crie kits de produtos complementares. Por exemplo, na venda de um computador ou portátil com um desconto acentuado, ofereça um desconto expressivo num antivírus.
Pode ainda revelar-se uma boa estratégia promover programas de fidelidade ou cupões da loja que sejam acumuláveis. Uma outra proposta que geralmente é do agrado dos clientes é ter descontos em próximas compras.
Assim, melhora a relação com o cliente e aumentará a satisfação e o volume de vendas, não só as do carrinho que são feitas no próprio dia, como também as compras que são realizadas nos dias seguintes.
Se optar pelo Instagram as fotos de alta resolução são cruciais e as citações e as histórias funcionam bem. Já se escolher o Twitter, convém apostar em notícias e blog posts, sendo que os GIF’s também funcionam bem. No Facebook, funcionam bem conteúdos “seleccionados” e vídeos.
Os marketplaces podem fazer muito pela sua loja online, pois são canais que actuam como se fossem grandes centros comerciais online. Eles recebem diariamente milhões de visitantes.
A Amazon é um dos exemplos de marketplaces de maior destaque, sendo que os marketplaces asseguram grande visibilidade. A venda de produtos em marketplaces é uma estratégia sensata, envolvendo investimentos baixos, pois são os próprios canais que ficam responsáveis por todos os gastos com tecnologia e divulgação das ofertas.
Ao longo de novembro, a Black Friday deve ser divulgada, constantemente. A sua divulgação é algo importante e o marketing digital deve ser uma aposta séria para que consiga fazer com que os produtos possam chegar ao seu público-alvo.
Ora, existem diversas estratégias que podem ser seguidas e que ajudam a garantir o sucesso na divulgação das promoções dos produtos. As redes sociais são essenciais, podendo facilmente chegar a milhares de pessoas, por um custo reduzido.
Assim, invista na página da sua loja virtual, criando conteúdos e divulgando as suas promoções. Apostar em links patrocinados revela-se outra estratégia sensata, podendo ser feito nas redes sociais e noutras plataformas (nomeadamente no Google Adwords).
O e-mail marketing permite dar um uso precioso à sua base de dados, sendo que esta é uma estratégia inevitável na Black Friday. Faça os seus clientes se sentirem como são: especiais.
Ajuda especializada
As melhores e maiores lojas virtuais nasceram e cresceram com o apoio de uma equipa especializada. A Black Friday é uma data especial que tem um grande impacto no número de vendas.
Fazer um investimento na contratação de uma equipa especializada revela-se uma estratégia sensata, pois contar com o apoio de especialistas no assunto faz toda a diferença, permitindo que uma empresa obtenha o maior retorno na Black Friday.
Ora, uma empresa como a Digih revela-se o parceiro ideal para orientar a sua empresa, ajudando-a em cada etapa. O sucesso nas suas estratégias de marketing estará assegurado por uma equipa de especialistas, com know-how precioso, que fará a sua empresa vingar num mundo extremamente competitivo.