A Black Friday é um evento que se tornou numa forma incrível de alavancar as vendas em diversos negócios. Saiba como ter a sua loja online bem preparada para este evento.
Entre as datas mais importantes para o mundo dos negócios está a Black Friday. Esta data é tão especial que tem conseguido melhorar os números de vendas das empresas, ano após ano.
Ora, tendo em conta o impacto profundo que uma Black Friday pode ter nas vendas de uma empresa, a maior parte das empresas de sucesso faz a sua devida preparação com antecedência.
Assim, uma empresa deve proporcionar a todos os que visitam a sua loja online uma excelente experiência, seja ao consumidor comum, seja a novos clientes. Preparar a loja online para a Black Friday permite a uma empresa assegurar as condições certas para obter resultados excepcionais.

Black Friday
A 26 de novembro ocorre a Black Friday. Embora ainda faltem alguns dias, a preparação da loja online deve ser feita com antecedência. Assim, deve pensar, planificar e desenvolver estratégias o mais brevemente possível.
De acordo com a SIBS Analytics, as compras online em Portugal em 2020 apresentaram um aumento de 10% no dia da Black Friday, se se tiverem em conta os números de 2019.
Dispersão Black
O sucesso da Black Friday (Sexta Feira Negra) é enorme, mas centra num só dia um volume excepcionalmente elevado de tráfego. Existem outras versões que são inspiradas no sucesso da Black Friday, como o Black Month (Mês Negro) e a Black Week.
Ora, estas estratégias que as marcas usam permitem dispersar o elevado número de pessoas interessadas em boas promoções, espalhando-as por mais dias. Evitando os grandes picos de tráfego da Black Friday, evita-se também o surgimento de constrangimentos na loja online. Assim, asseguram-se as vendas para todos os interessados.

Como usar a Black Friday para potenciar as vendas na loja online?
É crucial conseguir definir bem os objetivos de vendas. Revela-se igualmente importante estabelecer outros objetivos. Mas como se consegue potenciar as vendas na loja online na Black Friday?
Além do desconto nos produtos, há outras formas de valorizar uma visita à loja online, como a oferta de portes, vouchers para futuras compras ou outras soluções do género. Nesta data, a gestão dos stocks é essencial. Procura-se ter um número elevado de vendas, por isso não pode (ou não deve) originar ruturas de stock, nomeadamente se, além da loja online, tiver loja física.
Assim, convém destinar um stock à loja online e outro à loja física. No entanto, se a loja online usar o stock de lojas físicas, convém fazer uma integração de sistemas muito “sólida”, de forma a assegurar em tempo real as indispensáveis actualizações de stocks.
Prepare a loja online
Assegure-se que os servidores estão preparados para lidar com um pico de tráfego. Serão imensas as pessoas a acederem em simultâneo à sua loja, causando maiores constrangimentos no site, na loja, por vezes numa mesma página.
Havendo problemas na loja online, nesta data, haverá uma onda de reclamações e diversos negócios que ficaram por fazer.
As melhores e maiores lojas virtuais nasceram e cresceram com o apoio de uma equipa especializada. A Black Friday é uma data especial que tem um grande impacto no número de vendas.
Fazer um investimento na contratação de uma equipa especializada revela-se uma estratégia sensata, pois contar com o apoio de especialistas no assunto faz toda a diferença, permitindo que uma empresa obtenha o maior retorno na Black Friday.
Ora, uma empresa como a Digih revela-se o parceiro ideal para orientar a sua empresa, ajudando-a em cada etapa. O sucesso nas suas estratégias de marketing estará assegurado por uma equipa de especialistas, com know-how precioso, que fará a sua empresa vingar num mundo extremamente competitivo.