O desenvolvimento de médias e grandes empresas é facilitado quando existe uma aposta clara no marketing digital. Saiba por que razão isso acontece.

Foi realizado um estudo sobre a evolução de Portugal em termos de maturidade digital. Entidades como a Boston Consulting Group, a Google e a Nova SBE juntaram-se para elaborar esse estudo.

Esse estudo permitiu concluir que para o próximo ano o Marketing Digital será visto como uma das áreas prioritárias de desenvolvimento de empresas de média e grande dimensão em Portugal. No mesmo estudo, foi concluído que existem outras áreas prioritárias para as médias e grandes empresas, nomeadamente nas áreas da Investigação & Desenvolvimento de produto e da oferta de novos serviços e produtos digitais. Saiba mais!

Gestão de redes sociais

Marketing Digital deve ser uma prioridade para o desenvolvimento das empresas com ambição. Se tivermos em linha de conta a escala de maturidade digital, Portugal encontra-se a meio do caminho, ocupando um mero segundo lugar de quatro níveis possíveis de percorrer.

A obra “O Caminho para um Portugal Biónico: A maturidade digital do tecido empresarial em Portugal” é o resultado de um estudo realizado tendo por base as respostas dadas por mais de mil empresas portuguesas.

Existem quatro patamares de maturidade digital e Portugal encontra-se no segundo, “Digital Literate”. Por isso, ainda se encontra muito longe de “Digital Leader”, que é o patamar desejado.

Neste momento, Portugal consolida o seu lugar como “Digital Literate”, conseguindo um total de 31 pontos (dos 100 possíveis). Assim, o nosso país está 21 pontos abaixo da média europeia. A média europeia encontra-se no patamar dos “Digital Performers”.

O papel das ferramentas digitais

O estudo revelou ainda que existe alguma inércia na aplicação das ferramentas digitais, apesar das organizações terem a intenção de usar o digital como motor das suas estratégias.

A inércia existe em algumas áreas relevantes, nomeadamente em funções de suporte, em operações, na oferta ao cliente e na abordagem a novos mercados.

Pandemia

As ferramentas digitais têm vindo a desempenhar um papel importante no desenvolvimento das empresas, mas com o contexto da pandemia elas representaram mesmo a “tábua de salvação” para muitas empresas.

A pandemia representou um grande desafio para a agilidade das empresas, pois implicou respostas rápidas às mudanças de necessidades dos consumidores, o que exigiu a adopção de canais e de modelos digitais, nomeadamente em sectores e empresas mais tradicionais.

A capacidade de resistência aos impactos económicos da pandemia foi evidenciada pelas organizações que revelaram maior maturidade digital.

A aposta nas ferramentas digitais como solução

Assim, facilmente se constata que as ferramentas digitais continuarão a desempenhar um papel importante, servindo como catalisador, contribuindo para a capacidade de retoma que se quer inclusiva.

Por isso, revela-se sensato fazer uma aposta séria na tecnologia, escolher as ferramentas certas para a empresa e investir nas competências digitais certas.

Marketing de Conteúdo

É sensato ter um bom parceiro de marketing digital, que contribua para que a sua empresa possa dar cartas nessa área. A Digih é uma empresa com um know-how aprofundado na área do marketing digital, que pode ajudar qualquer empresa (pequena, média ou grande) a trilhar um caminho de sucesso.

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