A importância de estabelecer um público-alvo no digital para alcançar um maior alcance!

Perceba a importância de estabelecer um público-alvo no digital. Evite erros comuns no mundo do marketing e saiba como realizar campanhas bem sucedidas.

É um erro comum de muitas marcas que fazem campanhas, tentando chegar a toda a gente, de forma a atingir todos os tipos de públicos. Assim, ao não ter um alvo bem definido, estas campanhas acabam por não gerar o desejado retorno.

Ora, quem está dentro do funcionamento do marketing digital, percebe que ter essa ambição excessiva não se revela a melhor estratégia. A melhor estratégia é reconhecer a importância da segmentação, o estabelecimento de um público-alvo, pois isso assegura o ambicionado retorno do investimento feito das campanhas.

Loja Online
Porque é importante estabelecer um público-alvo?
Desorientação

Quando não se define bem o alvo, atira-se sempre mal, pois se não se definiu o que se pretende, não se pode acertar no que se deseja. Uma campanha sem público-alvo definido revela-se um investimento sem retorno, destinado ao insucesso. Quando falamos para todos, na verdade, não falamos para ninguém!

 

Erros

Assim, cometem-se vários erros, sendo comum haver campanhas destinadas ao insucesso. Podem existir campanhas de máquinas de barbear a serem vendidas a mulheres, pentes a serem vendidos a carecas ou artigos para caçadores promovidos junto de vegetarianos. Exageros à parte, percebe-se que a definição de um público-alvo é uma necessidade para qualquer empresa que pretenda desenvolver campanhas de sucesso.

De que estamos a falar quando falamos em público-alvo?

O público-alvo consiste num determinado grupo de pessoas que pode ser definido de forma a ser usado para o desenvolvimento das estratégias de marketing.

Estas pessoas têm semelhanças que as unem. Partilham determinados interesses por certos assuntos, produtos ou por marcas. Por isso, podem ser fundamentais quando são tidas em consideração no desenvolvimento de campanhas.

Definição

Atualmente, é escasso ter apenas em consideração critérios como faixa etária, género e profissão, sendo necessário recolher mais informação, formando um conhecimento mais aprofundado sobre o target.

Um público-alvo não é composto por pessoas que sejam necessariamente clientes (até podem nunca vir a sê-lo), mas este grupo de pessoas identifica-se com a marca, acompanha a marca nas redes sociais e gosta dos produtos e dos conteúdos publicados pela marca.

Por isso, existe uma maior probabilidade destas pessoas se tornarem clientes, no futuro.

 

A definição do público-alvo

É importante saber o máximo sobre quem são essas pessoas, por serem admiradoras dos produtos da marca, mas também para se perceber como elas veem a marca, o seu papel e os seus valores.

Assim, deve recorrer-se a diferentes estratégias para obter o máximo de informação, como criar formulários, desenvolver questionários online e fazer entrevistas de grupo focal (focus group), uma técnica de pesquisa bastante usada na área do Marketing.

Estas são algumas formas de obter um conhecimento mais aprofundado sobre as pessoas, dados importantes que devem ser tidos em consideração na hora de desenvolver campanhas de marketing.

Como muitas empresas sentem dificuldades em definir o seu público-alvo, não escolhem a parcela de mercado que é potencialmente mais lucrativa. Assim, as suas campanhas não têm o retorno desejado.

Persona no Marketing Digital
Caraterização do público-alvo
  • Género
  • Faixa etária
  • Nível de escolaridade
  • Se tem ou não filhos
  • Estado Civil
  • Profissão
  • Rendimento mensal médio
  • Localização geográfica
  • Hábitos de consumo
  • Privilegia preço ou qualidade?
  • É uma pessoa influenciada por promoções?
  • É uma pessoa que pesquisa por informação online?
  • Compra online?

Existem diversas estratégias que permitem saber estes dados, informações importantes que permitem perceber se estas pessoas merecem ou não ser alvo das suas próximas campanhas.

Depois de se recolherem estes dados, é possível definir corretamente o público alvo e, assim, existir uma melhor definição das campanhas, tornando a comunicação mais simples e eficiente.

Eficácia

Definir o público-alvo é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Por muito que se conheça a qualidade dos próprios produtos, uma comunicação assertiva só se revela verdadeiramente eficaz e pertinente quando se sabe com quem se está a comunicar.

É importante definir um público-alvo para assegurar uma maior eficácia e um maior retorno. Ter um público-alvo é definir um target para a campanha da marca.

Como o público se revela cada vez mais exigente e com necessidades distintas, isso obriga as marcas a ter uma maior capacidade de trabalho para alcançarem o sucesso.

Parceria

Uma empresa inteligente encontra-se aberta a diferentes tipos de parcerias que possam contribuir para o progresso e prosperidade do seu negócio. Para empresas que não tenham um departamento de marketing ou que tenham um que não apresente os resultados desejados, revela-se importante contar com um parceiro que possa ajudar a trilhar o caminho rumo ao sucesso.

A Digih é uma empresa que pode ser esse parceiro, pois tem know-how na área do marketing digital, o que se revela extremamente valioso. Ao contar com uma equipa de profissionais experientes, este parceiro permite orientar o rumo da sua empresa.

Esclareça hoje as suas dúvidas e comece já a construir os êxitos de amanhã.

error: Precisa de conteúdo?