O poder do rebranding: Como o marketing pode juntar marcas e consumidores.
Já aqui falámos sobre como o branding e rebranding são duas faces da mesma moeda: A importância destas estratégias no desenvolvimento da relação com o público-alvo e o valor que geram no crescimento de uma empresa.
Hoje trazemos alguns casos de sucesso de marcas portuguesas que, apesar de sempre terem sido reconhecidas pela sua qualidade, tiverem que se reconfigurar para permanecerem relevantes. Com capacidade de adaptação, olhos postos no futuro e sem esquecer a sua própria identidade, estas marcas conseguiram renovar-se e aliciar novos consumidores.
Leia também os seguintes artigos para entender mais sobre branding e rebranding:
Identidade Digital: Branding e Rebranding são faces da mesma moeda.
Saiba reconhecer a importância do branding para as pequenas empresas modernas!
O termo branding para o público em geral remete para a componente visual de uma marca, o logotipo e restantes criativos. Contudo este conceito abrange elementos muitos mais subtis. O branding ou rebranding (renovação do branding) é um processo que nos permite dar significado à imagem de uma empresa ou produto, partindo de uma investigação das origens da marca e dos seus valores, bem como o estudo das motivações que fazem com que o público-alvo perceba valor na marca, produto ou serviço.
O objectivo é construir uma estratégia de comunicação que vá de encontro às necessidades identificadas no público-alvo. O resultado mais óbvio deste exercício é a alteração do grafismo, mas pode implicar mudanças mais profundas, como a criação de novos produtos ou um reajuste na forma como se comunica.
Estas poderosas ferramentas fazem toda a diferença, podendo as marcas tornarem-se referência, consequência de um branding forte, ou deixarem de o ser, por incapacidade de preverem e se adaptarem às mudanças nas tendências de consumo. É precisamente esse reposicionamento a grande importância do rebranding, as marcas têm que entender que as expectativas e necessidades dos clientes na forma como consomem um produto vai mudando, e quem não acompanhar estas alterações, corre o risco de se tornar irrelevante.
Em Portugal nos últimos anos, associado a um maior interesse do estrangeiro nos nossos produtos, tem se assistido ao revivalismo de marcas que criaram um legado ao longo de gerações, mas que acabaram por perder a capacidade de alcançar novos consumidores. Em baixo abordamos os casos de algumas marcas emblemáticas portuguesas que graças a fortes rebrandings, conseguiram reconquistar e até ampliar o seu espaço no mercado.
Dê uma nova vida à sua marca!
Caso esteja a ponderar fazer um rebranding ou a passar por uma fase em que a captação de novos clientes se tornou um desafio, entre em contacto com a nossa equipa especializada. Na Digih estamos a par das novas tendências de mercado e reposicionaremos sua marca, respeitando os seus valores.