Já ouviu falar em social branding? Perceba como ele pode fazer a diferença no sucesso da sua empresa!
O universo das empresas é extremamente distinto do que era há umas décadas. A competitividade sempre fez parte da vida das empresas. Contudo, o actual contexto faz com que a rivalidade seja vivida noutros palcos, neste caso, no mundo digital, nas redes sociais.
O social branding continua a fazer a diferença e é capaz de distinguir a posição de uma empresa no mundo digital. Perceba melhor.

O Branding consiste num processo metódico que visa criar impacto no consumidor. Um conjunto de elementos próprios da gestão da marca que visa apresentar conteúdos, atrair e fidelizar pessoas.
O branding pode ser usado para a valorização de um indivíduo que se apresente por si só como uma marca, construindo a sua reputação com base nos seus méritos. Por exemplo, Michael Jordan, uma lenda do desporto, é ele próprio uma marca capaz de gerar milhões, mesmo depois de se ter retirado do basquetebol. Contudo, o mesmo também pode acontecer com um médico, um dentista, um psicólogo,…
Uma empresa necessita de criar uma identidade digital que a distinga das outras num mundo extremamente competitivo. O reconhecimento acontece quando uma marca consegue ser facilmente identificada, distinguindo-se da concorrência através de uma identidade singular, verbal e visual.
Uma marca necessita de um nome único, de um logotipo especial, de um slogan criativo, mas também de apresentar um estilo visual particular que reflita as ambições estéticas da entidade. Essa identidade deve manter-se sempre coerente, seja em formatos offline, seja em formatos online.
Então, o que é o Social Branding?
O social branding, também referido como branding social, é a colocação dos conhecimentos do Marketing Digital ao serviço das empresas, amplificando a notoriedade da marca, algo que pode ser feito em pequenas empresas locais ou em grandes marcas, reconhecidas internacionalmente. Os conceitos de “branding” e de “social media” são ambos bem conhecidos na área do marketing digital, sendo o social branding um fruto que surgiu da união dos dois.
O social branding é a criação de conteúdos para as redes sociais, colocadas ao serviço do cliente, visando fornecer um canal em tempo real para entreter, envolver e, claro, vender (não necessariamente produtos, mas a imagem, ampliando a percepção positiva das pessoas sobre a marca)!
Como o Social Branding pode ajudar a sua empresa?
Estar presente em todas as redes sociais não é uma estratégia sensata. Além de implicar muito trabalho, pode facilmente cair-se no erro de repetir conteúdos, pensados para outras redes sociais.
As várias aplicações têm audiências distintas, com diferentes exigências. Escolha a rede que permite dar um maior retorno à sua marca.
Convém que os canais escolhidos sejam parte de uma estratégia bem concertada. Não basta publicar por publicar, nem publicar o mesmo nas diferentes redes sociais.
Os conteúdos devem ser distintos para cada rede social, que tem uma audiência distinta. Por isso, os conteúdos devem ser bem pensados.
Deve planificar as suas publicações para criar o conteúdo certo para cada plataforma. Assim, estará mais apto a envolver os utilizadores da plataforma de uma forma mais significativa.
Se optar pelo Instagram as fotos de alta resolução são cruciais e as citações e as histórias funcionam bem. Já se escolher o Twitter, convém apostar em notícias e blog posts, sendo que os GIF’s também funcionam bem. No Facebook, funcionam bem conteúdos “selecionados” e vídeos.
Convém ser rápido e cordial nas respostas dadas às pessoas. Se elas forem ouvidas, sentem-se ligadas. Por isso, não ignore os utilizadores. Envolva-os e faça-os contribuir para o crescimento da marca.
A marca deve ser mostrada com consistência, em todas as plataformas. As pessoas querem coerência nas marcas, independentemente do canal ou do dispositivo usado como meio de interacção.
Uma marca supera a concorrência quando revela autenticidade no conteúdo produzido, nas mensagens deixadas ou nas posições que toma. Por exemplo, contratar uma celebridade que pronunciou declarações que vão contra os valores da marca revela falta de coerência.
Perceba que os utilizadores procuram ser entretidos, não comprar. Descubra que tipo de conteúdo funciona bem com o seu público-alvo. Os produtos ou os serviços devem ser inseridos de forma natural e estratégica (de modo subtil e não forçado), enquanto se revela conteúdo de qualidade.
Saiba o que as pessoas dizem sobre a sua marca, de forma a orientar a sua estratégia de social branding. Faça com que as pessoas tenham a percepção adequada sobre o seu negócio. Se tal não acontecer, é necessário alterar a estratégia.
O social branding ajuda no processo de fortalecimento da marca, o que contribui para o sucesso da empresa. Contudo, fazê-lo com eficácia implica muito trabalho, investigação, planificação e capacidade de desenhar a estratégia adequada.

O apoio de uma equipa experiente
Se precisa de ajuda no fortalecimento da sua marca, deve procurar os conhecimentos e a experiência de uma boa agência de marketing digital. Uma entidade profissional e competente como a Digih. pode ajudar a aplicar ou a fortalecer o social branding da sua empresa!
Se precisa de saber mais sobre como tal pode ser feito, marque uma reunião e fique a conhecer todos os detalhes sobre este assunto. Perceba como o percurso para o sucesso é mais rápido quando se conta com a orientação de uma equipa de profissionais experientes, pois a Digih conta com especialistas na área do marketing digital.