
O que é Web 3.0 ?
Os especialistas descrevem o Web3 (ou Web 3.0) como a próxima interação da World Wide Web, sendo o resultado de uma evolução.
Web1
O Web1 foi o primeiro passo. Encontrava-se nos estágios iniciais da internet, onde tínhamos sites estáticos e tudo era primitivo. Nesta etapa, os websites apresentavam um conteúdo estático. A produção de conteúdo nestas plataformas era centralizada, ou seja, consistia numa tarefa feita em exclusivo por empresas. Os internautas não tinham como interagir com o conteúdo. Nesta etapa, eles ainda não podiam comentar ou avaliar o que quer que fosse. Eles apenas podiam ler o conteúdo de forma passiva.
Web2
Posteriormente, houve a transição para a Web2, que surgiu em força no novo milénio. Neste passo, a experiência dos utilizadores nos sites melhorou imenso. Qualquer pessoa tinha todos os recursos para lançar um site. Nesta fase da Web2, os internautas já passaram a ser produtores e publicadores de conteúdo. Podiam fazê-lo em blogs, sites e redes sociais. Deixaram de ser meros consumidores passivos dos conteúdos das empresas. Adquiriram um poder elevado de interação. Nesta fase, as pessoas podiam confrontar as empresas de forma pública e aberta, o que representou uma evolução.
Esta segunda fase foi mais longa. A forma de compartilhar e consumir conteúdo on-line mudou radicalmente a vida de muitas pessoas e iniciou-se uma era. À medida que as Redes Sociais cresciam, as pessoas tinham nos bolsos telemóveis, pequenos dispositivos que permitiram aceder a dados onde quer que estivessem.
Web 3
Alguns especialistas defendem que as próximas mudanças na internet irão marcar uma revolução. A mudança para o Web3 representará não uma mera evolução, mas uma revolução. Com os recursos informativos criados com o Web1 e com a base da natureza conectada socialmente do Web2, o Web3 será o passo seguinte. Ele será baseado nos elementos virtuais da internet e terá como elementos importantes: Web semântica, Personalização, Lojas virtuais e Metaversos.
O Web3 permite oferecer aos utilizadores e consumidores maior autonomia. O Web 3.0 consiste numa versão da rede mundial de computadores. Ela baseia-se no conceito de descentralização. O Web3 permite reduzir o poder de grandes organizações e ainda confere aos utilizadores mais poder.
A Web 3.0, para poder alcançar todo o seu potencial, irá requerer a combinação de uma rede peer-to-peer, troca de recursos de “igual para igual”, entre vários utilizadores (de maneira direta). Um sistema semântico, com acesso de alta velocidade, blockchain, além de inteligência artificial e de outras tecnologias. Para que a Web3 possa de facto existir na plenitude, esses recursos devem atingir a maturidade simultaneamente.
Na Web 3.0, as máquinas irão unir-se aos internautas e às empresas, desempenhando um papel na produção de conteúdo. Além disso, na Web 3 o conteúdo será organizado de forma semântica. Trata-se de algo que proporcionará a cada utilizador uma maior capacidade de personalização e maior significado. Por isso, a Web 3 oferecerá uma maior autonomia e uma maior capacidade de controlo aos utilizadores.

Benefícios e vantagens da Web 3
- Conexão de dados expandida
- A web semântica irá ajudar na rede de informações online
- Aparência proficiente
- Melhor apresentação
- Leitura mais produtiva da web
- Correspondência convincente
- Mudança na colaboração humana
- Resultados de pesquisa mais adequados e precisos
- A Internet é mais personalizada
- Torna-se muito mais fácil trabalhar na Internet
- Compartilhar conhecimento é mais fácil e rápido
Desvantagens da Web 3.0
- Os gadgets menos avançados não terão a opção de lidar com a Web 3.0
- Os websites da Web 1.0 irão parecer substancialmente mais desatualizados
- Tende a ser particularmente confusa para os recém-chegados compreenderem
- A tecnologia ainda não se encontra totalmente preparada para isso
- Será fácil de obter informações públicas / privadas do utilizador
- As pessoas passarão ainda mais tempo a navegar na web
- Novas políticas de privacidade serão necessárias
Importância e impacto
Este novo conceito muda o modo como todos usam a internet. Como negócio, existirão diversas estratégias inovadoras de marketing que visam otimizar sites e focar no SEO. É importante perceber que essas funções não desaparecerão. No entanto, precisarão ir mais longe, de forma a impulsionarem a experiência do consumidor.
O acesso a mais informações permitirá aos consumidores receberem conteúdos mais relevantes e a tomarem decisões de compra mais informadas e acertadas.
A Web3 pode significar uma grande evolução para o e-commerce, permitindo o uso de criptomoedas no pagamento de produtos, por exemplo. Além disso, a web 3 pode reduzir as fraudes por meio de tecnologias, como a blockchain e até poderá proporcionar uma maior segurança nas transações online.
A Web3 será uma proposta mais inteligente. Irá possibilitar que as lojas virtuais possam compreender melhor cada consumidor. Desta forma, será possível reduzir as suas frustrações, diminuir as taxas de devoluções e os abandonos de carrinho. Por isso, os lojistas poderão acertar precisamente no que cada utilizador deseja e, dessa forma, poderão assegurar muitas mais vendas.
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