Storytelling como reforço do branding de uma empresa

Perceba como o storytelling pode servir como reforço do branding de uma empresa, pois só reconhecendo o poder desta estratégia, se consegue perceber o seu impacto.
Perceba como o storytelling pode servir como reforço do branding de uma empresa, pois só reconhecendo o poder desta estratégia, se consegue perceber o seu impacto.

Contar estórias faz parte da nossa história, enquanto seres humanos. A humanidade sempre sentiu necessidade de comunicar, algo que se prova pelo desenvolvimento da linguagem, mas também da pintura.

Por exemplo, no tempo em que homens viviam nas cavernas, eles sentiam a necessidade de contar histórias, mesmo quando ainda não existiam palavras. Os homens primitivos pintaram estórias, colocando as suas ideias e as suas mensagens nas paredes das cavernas.

Desde então até hoje, o mundo sofreu uma transformação. Houve um enorme desenvolvimento. Hoje, num universo significativamente diferente, os homens colocam-se à disposição de empresas, para assegurar o seu sustento. Não caçam. Trabalham.
E as empresas, para continuarem o seu crescimento, apostam no marketing.

O storytelling é uma das estratégias de marketing mais importante das empresas modernas, que gostam de evidenciar a sua autenticidade, o que é revelador de que a necessidade de contar estórias (e de as conhecer!) continua bem viva!…

De que estamos a falar quando falamos em Storytelling?

Storytelling, numa tradução livre, significa contar estórias, sendo uma estratégia de marketing bastante preciosa. É a arte de contar uma estória memorável, visando transmitir uma determinada mensagem, com o objetivo de criar uma ligação emocional com o público alvo. Assim, faz-se a comunicação de uma ideia, recorrendo a palavras e a recursos visuais, usando uma narrativa que tem um começo, um meio e um fim.

O storytelling é uma técnica muito usada na TV, na publicidade e no marketing. Não há boas histórias sem bons conteúdos. Numa história, há que pensar na mensagem que se pretende transmitir, mas há que ter uma personagem (ou mais) bem conseguida, usar elementos específicos, nomeadamente ambiente, acontecimentos relevantes e conflitos.

Mesmo quando se exploram conteúdos já muito tratados (racismo, xenofobia, generosidade, solidariedade, entre outras temáticas), há que contar uma versão diferente, original.

 

Vantagens do storytelling?

O storytelling é uma estratégia que gera diversos benefícios e vantagens para uma marca, nomeadamente:
• Cria uma maior ligação entre pessoas e produtos, criando maior empatia.
• Gera mais interação entre clientes e potenciais clientes.
• Permite atrair a atenção do público com maior facilidade.
• Permite gerar a identificação com o produto ou com o serviço prestado.
• Ajuda a conquistar novos clientes e a fidelizar clientes já existentes.
• Promove a marca de maneira prática, interessante e subtil.
• Gera maior ligação, identificação e empatia com o público.
• Estimula mais contacto nas redes sociais.
• Gera um aumento do feedback, com mais comentários, gostos e partilhas.
• Contribui para um maior reconhecimento da marca e dos seus produtos e serviços.

 

Diversidade

O storytelling pode ser explorado de diferentes formas, contando histórias distintas. Existem estórias que visam criar uma identificação, pois uma boa narrativa não só desperta o interesse do leitor, como faz com que este se sinta identificado, colocando-se no papel da personagem principal.

Há estórias de heróis que resolvem problemas e enfrentam diversos obstáculos no seu caminho, superando-os com sucesso. Existem estórias que visam despertar emoções específicas, pois é mais fácil fazer com que o público-alvo crie uma identificação, colocando-se na pele da personagem.

O árduo processo do storytelling

O processo de criação do storytelling é trabalhoso. Por isso, comece por colocar as suas ideias no papel! A inspiração instantânea não é o melhor método. A criação de histórias necessita de transpiração, de testes, da avaliação de outros. O que é interessante para uma pessoa pode não ser para a maioria das pessoas.

Os textos e os vídeos criados podem visar responder a perguntas que a sua audiência deseja ver esclarecidas. No entanto, convém que as explicações sejam verdadeiramente eficientes. Pode ser necessário reescrever a história algumas vezes para se atingir o produto desejado. A primeira versão da sua história pode ser sempre melhorada!


Dicas para o storytelling

Existem determinadas dicas de como usar o storytelling para que possa destacar-se da concorrência. Eis algumas delas:

  • Conheça bem o seu público-alvo/audiência!
  • Tenha em consideração diversos fatores (culturais, sociais, pessoais, psicológicos).
  • Tenha em mente um objetivo que seja mensurável; estabeleça metas.
  • Faça uso do user generated content (UGC) nas estratégias planificadas. O UGC, numa tradução livre, significa conteúdo gerado pelos utilizadores. As publicações dos utilizadores podem ser aproveitadas nas estratégias de Marketing Digital, nomeadamente no storytelling.
  • Avalie, se o storytelling está a gerar leads ou vendas.
  • Procure informações em fontes distintas (livros, revistas, blogs, vídeos, pessoas da área).
  • Reúna o máximo de informação pertinente para facilitar o processo criativo.
  • Crie títulos atrativos. Faça muitos e vá eliminando. Gaste tempo até chegar ao título ideal.
  • Use dados estatísticos de fontes fidedignas.
  • Distribua a sua história por diferentes etapas, com início, meio e fim, bem definidos.
  • Pense num storytelling diferente para cada plataforma. Os vários canais têm características distintas e até uma audiência diferente.
  • A história deve ter introdução, desenvolvimento, conclusão e Call to Action, orientando a audiência para um fim.
  • Crie conteúdo original, de qualidade e único. A autenticidade deve ser a sua identidade.
  • Crie a sua história. A melhor estória é a sua, com a sua linguagem, com a sua identidade.
  • Saiba usar uma narrativa com gatilhos mentais, orientando as pessoas (pela razão, sensação de segurança, opiniões de compradores, evidenciando a sua autoridade na área, criando afinidade, alertando para a escassez e para o valor dos produtos).

Se pretende saber mais sobre o storytelling ou realizar uma estratégia bem pensada nesta área, saiba que pode contar com os vastos conhecimentos de um grupo de especialistas na área do marketing, como a Digih.

Assim, poderá contar com o know-how de uma equipa de profissionais experientes e competentes, que ajudarão a sua empresa a seguir o caminho rumo ao sucesso.

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